quarta-feira, 22 de setembro de 2010


ONU anuncia fundo para saúde de mulheres e crianças

Ban Ki-moon diz que a ajuda poderá salvar 16 milhões de vidas no mundo até 2015


AFP
Onu Saúde
Anúncio foi feito no fim da reunião de cúpula dedicada à luta contra a pobreza
NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quarta-feira (22) a criação de um fundo de 40 bilhões de dólares para melhorar a saúde das mulheres e das crianças, o que permitirá salvar milhões de vidas no mundo.

Governos, filantropos e grupos privados se comprometeram a contribuir para o fundo ao fim da reunião de cúpula das Nações Unidas dedicada à luta contra a pobreza.

"Sabemos o que funciona para salvar a vida das mulheres e das crianças e sabemos que as mulheres e as crianças são fundamentais para cumprir os Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento (OMD)", destacou Ban Ki-moon em um comunicado divulgado após o a reunião.

O secretário-geral considera ainda que o plano estratégico global para a saúde das mulheres e crianças permitirá salvar 16 milhões de vida até 2015.

A redução da mortalidade durante a gravidez e o parto, assim como das crianças com menos de cinco anos são as duas metas dos OMD que avançam mais lentamente, segundo a ONU.

A iniciativa da ONU permitirá evitar 33 milhões de gestações não desejadas e impedir que 740.000 mulheres morram em consequência das complicações relacionadas com a gravidez ou o parto.

Além disso, 120 milhões de crianças estarão protegidas contra a pneumonia, ressalta o comunicado de Ban Ki-moon.

As Nações Unidas afirmam ainda que os gastos destinados à saúde das mulheres e das crianças reduzem a pobreza, estimulam o crescimento econômico e cumprem com um direito fundamental.

Entre os países envolvidos na iniciativa estão Afeganistão, Zâmbia, Austrália, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Rússia e Estados Unidos.

As fundações dos homens mais ricos do mundo, o americano Bill Gates e o mexicano Carlos Slim, a ONG humanitária Anistia Internacional e multinacionais como The Body Shop, LG Electronics e Pfizer estão entre os doadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário