quinta-feira, 23 de setembro de 2010



Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência mobiliza mais de 70 países

DE SÃO PAULO


De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 15,9 é a idade média da população feminina que engravida no Brasil. Segundo a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), a América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idades entre 15 e 19 anos. No mundo, um terço das 205 milhões de gravidezes que acontecem todo ano não são planejadas.

Diante desses números alarmantes, mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina se mobilizam para promover o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizado pelo quarto ano consecutivo em 26 de setembro. O tema deste ano é "Sua Vida Sua Responsabilidade".

No Brasil, a campanha --chamada de Viva Sua Vida-- organiza palestras e ações educativas em diversas cidades, entre 22 e 28 de setembro. Veja a programação abaixo:

Paula Huven/Folhapress
Texto: A adolescente Idália Carneiro Cordeiro da Silva, 17 anos, grávida, fotografada no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, no Rio de Janeiro (RJ). (Rio de Janeiro (RJ). 04.12.2008. Foto de Paula Huven/Folhapress)
Idade média das brasileiras que engravidam é de 15,9 anos




AÇÕES
QUINTA (23)
Ações de conscientização com distribuição de folhetos informativos em frente a escolas, universidades, estações de metrô e principais pontos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Em São Paulo, haverá apresentação de um grupo teatral e a revoada de três mil bexigas na avenida Paulista, às 14h.
Das 7h as 14h
SEXTA (24)
Escola Estadual Dom Duarte
Av. de Pinedo, 57, Socorro, São Paulo
Às 8h, 10h e 14h
Instituto de Educação Governador Roberto Silveira
R. General Mitre, 587, Jd. Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ
Às 10h30 e às 13h30
DOMINGO (26)
Ação de conscientização no Parque das Águas, em Sorocaba (SP), com distribuição de folhetos informativos, brindes e revoada de bexigas
Às 10h30
TERÇA (28)
Palestra com o autor Marcos Ribeiro e a cineasta Sandra Werneck. Haverá exibição de trechos do filme "Sonhos Roubados"
Colégio Ridávia Corrêa
Av. Presidente Vargas, 1314, centro, Rio de Janeiro
Às 10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário