quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Gravíssimo!


Mulheres continuam morrendo por complicações da gravidez e parto na América Latina




No total, 22.680 mulheres morrem anualmente no continente americano por complicações derivadas da gravidez e parto, é o que revela um informe publicado  pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos-CIDH.

"As causas dessas mortes, em geral, são de fácil prevenção", informa o organismo em comunicado, destacando a responsabilidade dos Estados.

A CIDH adverte no informe que um número elevado de mulheres pobres, indígenas e/ou afrodescendentes, das zonas rurais, são as principais vítimas.

As instalações deficientes dos serviços de saúde, certas leis e políticas que regulam esses serviços e as práticas discriminatórias limitam o acesso das mulheres aos serviços sanitários, sobretudo em países em desenvolvimento, segundo o comunicado.

No Haiti, por exemplo, morrem aproximadamente 670 mulheres para cada 100.000 nascimentos vivos, enquanto que no Canadá morrem 7 mulheres para cada 100.000 nascimentos vivos, segundo o informe.

No Peru, 74% das mulheres de áreas rurais e 90% das indígenas dão à luz em suas casas sem a assistência profissional, sendo a Bolívia o país com a taxa de mortalidade materna mais alta na região andina (290 ao ano).

A CIDH registrou cerca de 2 milhões de mães adolescentes, entre elas 54.000 com menos de 15 anos de idade na região.

As adolescentes grávidas enfrentam entre duas a cinco vezes maiores riscos de morte em comparação com as mulheres de 20 anos ou mais, sendo mais provável que seus filhos morram ainda durante a infância, segundo o informe.

Um total de 536.000 mulheres morrem a cada ano no mundo por complicações da gravidez e parto. O Banco Mundial calcula que se todas tivessem acesso a um simples acompanhamento da gravidez, por exemplo, 74% das mortes maternas poderiam ser evitadas.

fonte: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário