sábado, 31 de julho de 2010

HPV: veja por que é importante prevenir!

Sou uma mulher cuidadosa com minha saúde e pelo menos uma vez ao ano faço todos os exames preventivos necessários para garantir uma vida saudável.

Entre os exames que faço anualmente está o Papanicolau, que é o preventivo de câncer de colo de útero, doença causada principalmente pelo HPV-Papilomavirus humano.

Sempre faço também entrevistas no programa Revista da Tarde, que apresento de segunda a sexta de 14 às 16 horas, na rádio Inconfidência AM 880, com médicas que alertam as mulheres sobre o HPV e que falam sobre a importância do sexo seguro e dos exames preventivos.

Resumindo: já ouvi falar muito sobre o HPV porém, nunca havia visto nenhuma fotografia mostrando  as várias  formas como a doença pode se instalar nas pessoas. 

Hoje, ao procurar algumas imagens sobre o HPV fiquei chocada ao ver que esse vírus atinge não apenas as mulheres , também os homens. E atinge não apenas os órgãos genitais mas, outras partes do corpo, inclusive a mão, a boca, entre outros locais. 

As fotos são chocantes porém, peço licença para mostrar algumas aqui com o objetivo de chamar a atenção para  a importância de se prevenir contra essa doença que pode ser muito grave e é muito mais comum do que se pensa. 





Depois de ver essas fotos chocantes, será mais fácil entender por que o HPV é uma doença que mexe tanto com o emocional das mulheres, conforme mostra a  matéria que você vai ler a seguir:






Pesquisa mede impacto emocional da infecção pelo HPV em mulheres



MARIANA PASTORE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


As verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) provocam mais impacto na vida das mulheres do que as lesões internas causadas pelo mesmo vírus, que não aparecem a olho nu, mas são mais graves.

A conclusão é de um pequeno estudo com 29 pacientes da Santa Casa de São Paulo.

O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum e afeta cerca de 630 milhões de pessoas no mundo.

Há dois tipos de reação ao HPV: a verruga genital, de baixo risco, e a lesão pré-cancerosa e o câncer, que não são visíveis, mas são de alto risco. O levantamento mostra que a preocupação e o medo são os sentimentos campeões quando o diagnóstico da doença é revelado, seguidos pela raiva.

Segundo a ginecologista Adriana Campaner, coordenadora do estudo, o diagnóstico do HPV causa brigas entre as mulheres e seus companheiros. Entre as avaliadas, 21% relataram conflito com o parceiro lingando a doença à infidelidade e 10% romperam suas relações por causa disso.

Mas, segundo Campaner, essa reação é equivocada, porque não é possível identificar quando a pessoa contraiu o vírus. "A manifestação das lesões pode levar anos."

NÚMEROS
Segundo a ginecologista, 80% das mulheres do mundo todo vão se infectar com HPV pelo menos uma vez na vida. Ainda afirmou que a chance de uma mulher contrair o vírus em uma relação sexual é de 30% a 60%.

TRANSMISSÃO
Em 90% dos casos, o HPV é transmitido por relações sexuais, mas há casos de pessoas que já contraíram o vírus pelo contato com o vaso sanitário, uma toalha umedecida, sabonete e até material cirúrgico que não foi higienizado.

TRATAMENTOS
O condiloma pode ser tratado por métodos químicos ou físicos, que destróem a lesão. Já para tratar a lesão pré-cancerosa, é necessário fazer uma cirurgia para retirada da lesão. O tratamento para o câncer no colo do útero depende do grau de comprometimento do organismo.
"O ideal é descobrir as lesões pré-cancerosas antes de virarem câncer", alerta a ginecologista. "Mas em apenas uma em cada cem mulheres o HPV evolui para o câncer."

PREVENÇÃO
A prevenção contra a doença inclui a prática de sexo seguro, a vacinação e exames regulares -como o papanicolau e a consulta ginecológica de rotina.

4 comentários:

  1. Fiquei chocada com as fotografias...

    ResponderExcluir
  2. que horrivel, como nunca houvi falar dessa doença?

    ResponderExcluir
  3. REalmente é impressionante para quem nunca viu.Eu já tive e sei a dor q isto causa, por isso MULHERES não confiem tanto nos seus parceiros Usem Camisinha EM TODAS as relações não queiram ser pegas de surpresa com eu fui...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todas vocês pela participação neste blog. Um grande abraço e voltem sempre!

    ResponderExcluir