sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Câncer de ovário é associado à terapia hormonal


RONI CARYN RABIN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Mais notícias ruins sobre a terapia hormonal pós-menopausa: um novo estudo europeu relata que mulheres que tomam os hormônios possuem risco significativamente maior de apresentar câncer de ovário, que é raro, mas pode ser fatal.

As descobertas da European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition, que incluíram 126.920 mulheres na pós-menopausa, foram apresentadas numa conferência da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer este mês na Filadélfia.

Após nove anos de acompanhamento, 424 casos de câncer de ovário foram diagnosticados. 

Mesmo após controlar índice de massa corporal, tabagismo e diversos outros fatores de risco, os pesquisadores descobriram que as mulheres em terapia hormonal pós-menopausa tiveram um risco 29% maior de desenvolver câncer de ovário em relação às que não usaram os hormônios.

As mulheres que usaram terapia hormonal de estrógeno apenas, normalmente realizada após uma histerectomia, enfrentaram um risco aumentado de 63% em comparação às que não fizeram uso dessa terapia, embora o risco aumentado de câncer de ovário em mulheres que tomaram uma combinação de estrógeno e progestina não tenha alcançado importância estatística.

Mesmo assim, o autor do estudo, Konstantinos K. Tsilidis, epidemiologista de câncer da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmou haver um claro aumento no risco para usuárias atuais de todos os hormônios, embora somente se elas os usam há pelo menos cinco anos.

"É importante transmitir essa mensagem às mulheres", disse Tsilidis. "É um câncer bastante letal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário